SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Voluntary teaching in retirement: a transition between work and non-workAdaptation and validation for the brazilian population to assessment instrument prolonged grief disorder: PG-13 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

DUTRA, Letícia Rocha  and  SANT'ANNA, Paulo Afrânio. As representações sociais dos discentes e egressos sobre a terapia ocupacional. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.1, pp. 79-93. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p79-93.

O presente estudo se propõe a identificar as representações sociais dos estudantes e egressos do curso de Terapia Ocupacional (TO), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre sua profissão, buscando verificar diferentes estágios de constituição dessas representações ao longo do processo de formação, atuação e construção da identidade profissional. Participaram do estudo, acadêmicos e discentes (n = 100) divididos em três subgrupos (inicias, finais e egressos). Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário de evocação livre de palavras, e as informações foram posteriormente processadas pelos softwares EVOC2005 e CHIC®. Os resultados mostraram que, entre as palavras que compõem o núcleo central, somente "autonomia" e "independência" apresentaram alta representatividade nos três subgrupos. Durante toda a sequência da análise dos dados, esse binômio se destaca, como observado também na árvore hierárquica. Conclui-se que os acadêmicos e discentes, ao representarem a profissão, priorizam o fazer profissional, que pode estar relacionado com a dificuldade em definir e criar uma identidade profissional.

Keywords : representação social; terapia ocupacional; identidade; psicologia; formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License