SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Evidências de validade convergente e discriminante dos escores do SON-R 6-40Diagnóstico do autismo: relação entre fatores contextuais, familiares e da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FATTORI, Karina Alessandra; HOWAT-RODRIGUES, Anna Beatriz Carnielli  e  IZAR, Patrícia. Jogo propensão ao risco: construção, evidências de validade e diferenças de gênero. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.1, pp. 121-136. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p137-151.

Este artigo teve como objetivos construir, padronizar e levantar evidências de validade de um jogo de cartas para o estudo da propensão ao risco. Investigamos os resultados da propensão ao risco a partir do coeficiente de variação de ganhos e medida de desempenho ajustado de risco. Trabalhamos com a hipótese de que o instrumento válido diferenciaria com êxito diferenças sexuais, apontando homens como mais propensos a se arriscar do que mulheres. Adicionalmente ao jogo de cartas, inicialmente com oito rodadas, 243 participantes responderam a um questionário sociodemográfico. Resultados apontaram a pertinência de seis rodadas e apresentou indicativos de evidências de validade baseada no processo de resposta e em critério externo, apresentando maiores escores de propensão ao risco para homens do que para mulheres. Concluímos que o instrumento é inovador, visto a consideração de perdas no estudo do risco e mostrou-se como válido para utilização com amostra brasileira.

Palavras-chave : risco; medida psicológica; instrumento; tomada de decisão; pesquisa quantitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License