SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Jogo propensão ao risco: construção, evidências de validade e diferenças de gêneroEstimulação transcraniana por corrente contínua no autismo: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ZANON, Regina Basso; BACKES, Bárbara  e  BOSA, Cleonice Alves. Diagnóstico do autismo: relação entre fatores contextuais, familiares e da criança. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.1, pp. 152-163. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p164-175.

Embora se reconheça que algumas dificuldades que caracterizam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) possam ser identificadas na primeira infância, os resultados dos estudos mostram que muitas crianças não são diagnosticadas antes do período escolar, podendo retardar o ingresso delas em programas de intervenção precoce, assim como a orientação parental específica. O presente estudo objetivou investigar a idade de realização do diagnóstico do TEA em participantes brasileiros e a sua relação com variáveis contextuais, familiares e da criança. O estudo é de natureza transversal e correlacional, realizado com base em dados coletados em uma survey (on-line) e envolvendo 136 pais de indivíduos com TEA. Entre os principais achados, destaca-se a correlação moderada e positiva encontrada entre as variáveis idade do filho e idade da realização diagnóstico do TEA. As implicações dos resultados e as limitações metodológicas do estudo foram discutidas.

Palavras-chave : autismo; diagnóstico; survey; criança; família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License