SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Autism diagnosis: relation among contextual, family and child factorsExpectations and college adjustment in college students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

FERNANDES, Thiago; DIAS, Ana Luiza Alves  and  SANTOS, Natanael Antonio. Estimulação transcraniana por corrente contínua no autismo: uma revisão sistemática. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.1, pp. 176-191. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p192-207.

O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por apresentar prejuízos nas interações sociais, limitações nos comportamentos de comunicação, além de alterações comportamentais de interesses. Devido a sua complexa fisiopatologia, é imprescindível a existência de biomarcadores válidos e confiáveis para um diagnóstico e tratamento eficaz, objetivando a melhora da sintomática. A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), uma das formas de estimulação não-invasiva mais utilizadas, apresenta-se como uma técnica promissora com potenciais diagnóstico e terapêutico. Usando a metodologia PRISMA, realizamos uma revisão da contribuição e evidência científica para o uso da ETCC no TEA. Entre 43 artigos, foram identificados seis estudos relevantes. Os dados preliminares sugerem melhora nos sintomas comportamentais e cognitivos do TEA. Todavia, apesar da eficácia da ETCC, algumas divergências metodológicas foram observadas entre os artigos, trazendo a necessidade da realização de mais estudos bem desenhados e controlados para confirmar potencialidade real da ETCC no TEA.

Keywords : estimulação cerebral; neuromodulação; transtorno autístico; autismo; revisão sistemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License