SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Estimulação transcraniana por corrente contínua no autismo: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

PORTO, Ana Maria da Silva  e  SOARES, Adriana Benevides. Expectativas e adaptação acadêmica em estudantes universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.1, pp. 208-219. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p208-219.

O objetivo desse estudo foi identificar e comparar as expectativas e a adaptação acadêmica em iniciantes e concluintes e identificar o impacto das expectativas na adaptação. Participaram 400 universitários, sendo 151 homens e 249 mulheres, na faixa etária entre 18 e 59 anos, de instituições públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, que responderam o Questionário de Envolvimento Acadêmico, versão A e versão B, relativos às expectativas e comportamentos, e o Questionário de Vivências Acadêmicas, versão reduzida. Utilizou-se o teste t de Student para comparar os grupos e o teste d de Cohen para calcular o tamanho do efeito. Para avaliar o impacto das expectativas acadêmicas na adaptação à universidade, realizou-se análise de regressão linear. Os resultados apontaram diferenças, porém com baixa magnitude para as expectativas e para a adaptação dos iniciantes e concluintes e que as expectativas acadêmicas dos universitários são preditoras da adaptação acadêmica à universidade.

Palavras-chave : estudantes universitários; expectativas acadêmicas; adaptação acadêmica; alunos iniciantes; alunos concluintes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License