SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Motivação para mudança em usuários de drogas e justiça: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

DINIZ, Ana et al. Uso de substâncias psicoativas em idosos: uma revisão integrativa. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.2, pp. 23-41. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n2p23-41.

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve por objetivo analisar a produção científica sobre o uso de substâncias psicoativas em idosos, focalizando suas condições sociodemográficas e clínicas. Foi realizada uma busca sistemática utilizando-se as bases Scopus, Web of Knowledge, Academic Search Premier, PubMed e ScienceDirect. Considerando os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 13 estudos, sem restrição de período de tempo. Os idosos usuários de substâncias psicoativas caracterizam-se, predominantemente, por serem homens, com baixos níveis de escolaridade e renda, desocupação laboral, não casados e a habitar isoladamente, além de apresentarem comorbilidades orgânicas e psíquicas. O álcool é a droga mais comum nessa faixa etária, seguido do abuso de medicamentos; no entanto, o uso de substâncias ilícitas tem aumentado progressivamente. Ainda que as evidências sejam limitadas, estudos indicam menores taxas de comportamentos de alto risco para saúde em idosos. A literatura é consensual sobre a necessidade de mais estudos, de modo a preencher as lacunas do conhecimento e facilitar a identificação precoce desses utentes.

Palavras-chave : idosos; usuários de drogas; transtornos relacionados ao uso de substâncias; uso indevido de medicamentos sob prescrição; prática baseada em evidência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License