SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Elderly substance abuse: an integrative reviewProblematizing the production of vulnerability and "hygiened" poverty in social assistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

FELIX JUNIOR, Itamar José  and  CALHEIROS, Paulo Renato Vitória. Motivação para mudança em usuários de drogas e justiça: revisão de literatura. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.2, pp. 60-72. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n2p60-72.

O Modelo Transteórico é uma importante teoria para o estudo, avaliação e intervenção na motivação para mudança de comportamento relacionado às substâncias psicoativas inclusive entre pessoas envolvidas com a Justiça. Objetivou-se fazer uma revisão sistemática de literatura de estudos com a população envolvida judicialmente e que estejam profundamente relacionadas com o Modelo Transteórico. Foi realizada uma busca nas bases de dados Medline, SciELO, Pepsic e Web of Science das publicações nos últimos 16 anos. A partir da literatura encontrada (17 artigos), pode-se perceber que este ainda é um campo pouco estudado, mas com resultados promissores. No mundo todo, essa prática é utilizada como um fator para a ressocialização. O Brasil tem despontado com estudos com adolescentes infratores, avaliando a motivação e a intervenção motivacional. Sugere-se que sejam feitas mais pesquisas e que a justiça passe a investir mais no tratamento e subsequente motivação para tratamento.

Keywords : modelo transteórico; justiça; estágios de mudança; substâncias psicoativas; tratamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License