SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Problematizando a produção da vulnerabilidade e da pobreza higienizada na Assistência SocialNorma pessoal de reciprocidade: evidências de validade e precisão de uma medida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

VISINTIN, Carlos Del Negro  e  AIELLO-VAISBGERG, Tânia Maria José. Maternidade e sofrimento social em mommy blogs brasileiros. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.2, pp. 98-107. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n2p98-107.

Esta pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo sobre a maternidade. Justifica-se na medida em que esta, apesar de suas facetas gratificantes, parece associada, na contemporaneidade, a sofrimentos socialmente determinados. Organiza-se pelo uso do método psicanalítico, operacionalizado em termos de procedimentos investigativos de levantamento, seleção, registro e interpretação de postagens de blogues pessoais brasileiros. A consideração do material permite a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional: "Sou mãe, logo existo" e "Mãe exclusiva". Tais campos indicam a prevalência, no conjunto do material, de um imaginário coletivo que favorece o sofrimento emocional com pesadas exigências à mulher.

Palavras-chave : maternidade; sofrimento social; imaginário coletivo; mommy blogs; método psicanalítico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License