SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Norma pessoal de reciprocidade: evidências de validade e precisão de uma medidaPropriedades psicométricas do SON-R 6-40 em pessoas com deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

VICENTE et al. Validação brasileira do questionário de ansiedade social para adultos (CASO). Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.2, pp. 131-150. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n2p131-147.

Uma prática comum no campo da avaliação da ansiedade social em países de língua espanhola e portuguesa é o uso de instrumentos de origem anglo-saxã sem adaptação prévia para o país de nova aplicação. Recentemente, desenvolveu-se empiricamente o novo Questionário de Ansiedade Social para Adultos (CASO) com situações sociais provenientes da América Latina, da Espanha e de Portugal. Este artigo apresenta as propriedades psicométricas do CASO aplicado a uma amostra de 2.422 brasileiros. Os resultados mostram que o questionário mantém a sua estrutura original de cinco dimensões, com os seus 30 itens apresentando carga fatorial superior a 0,40 em cada um dos cinco fatores. A confiabilidade e a consistência interna são elevadas. Foram encontradas diferenças associadas ao sexo, com mulheres pontuaram de maneira mais elevada em três das cinco dimensões e na ansiedade social geral. Esses dados indicam que o CASO (SAQ) é uma medida válida e confiável para uso no Brasil.

Palavras-chave : ansiedade social; fobia social; avaliação; (SAQ); análise fatorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License