SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Propriedades psicométricas do SON-R 6-40 em pessoas com deficiência intelectualResolução temporal visual em pacientes com anemia drepanocítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CAPRINI, Fernanda Rosalem  e  MOTTA, Alessandra Brunoro. Câncer infantil: uma análise do impacto do diagnóstico. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.2, pp. 164-176. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n2p161-173.

O diagnóstico de câncer representa um impacto significativo tanto para os pacientes quanto para suas famílias, na medida em que estressores potenciais os colocam em uma situação de vulnerabilidade. Com o objetivo de analisar o impacto psicossocial do diagnóstico de câncer, este estudo teve como participantes 12 crianças, com idade entre 6 e 12 anos (M = 8,75; DP = 2,05), de um hospital na Grande Vitória, no Espírito Santo, e seus cuidadores. Foram avaliados o enfrentamento da hospitalização (Instrumento de Avaliação das Estratégias de Enfrentamento da Hospitalização/AEH) e o risco psicossocial (Psychosocial Assessment Tool/PAT). Dados sociodemográficos e clínicos foram obtidos pela consulta ao prontuário. Os dados foram submetidos a análise estatística descritiva. O risco psicossocial apresentou classificação clínica. Sobre o enfrentamento, foram verificadas estratégias adaptativas, como distração e suporte social, assim como estratégias menos adaptativas, como ruminação. Este estudo contribui para a área do coping pediátrico e indica possíveis focos de intervenção psicológica.

Palavras-chave : coping; câncer em crianças; psico-oncologia; risco psicossocial; psicologia pediátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License