SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Childhood cancer: an impact analysis diagnosisADHD in epilepsy: prevalence and risk factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

TRIANA, Raúl Martínez et al. Resolução temporal visual em pacientes com anemia drepanocítica. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.2, pp. 190-199. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n2p187-194.

O desenvolvimento do Sistema Nervoso (SN) está afetado nos pacientes com Anemia Drepanocítica (AD). A Resolução Temporal Visual (RTV) é considerada uma medida da velocidade de processamento e de ativação cortical. Como indicador geral do funcionamento do SN essa medida é utilizada e pode ser mensurada mediante a Frequência Crítica de Fusão (FCF). Foi verificada a FCF em uma amostra de 84 pacientes sem antecedentes de eventos neurológicos, com idades entre 8 e 68 anos e em controles sadios. Mensurou-se o valor da hemoglobina (Hb) dos pacientes durante a avaliação neuropsicológica. A FCF dos pacientes foi significativamente mais baixa. A idade correlacionou inversamente com a FCF; não foram encontradas associações estatisticamente significativas entre os valores da hemoglobina e os resultados da FCF. Conclui-se que a RTV está diminuída nos pacientes com AD sugerindo que há afetação do neurodesenvolvimento como resultado da doença.

Keywords : reciprocidade; cooperação; retaliação; medida; validade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License