SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2TDAH en la epilepsia: prevalencia y factores de riesgoLas estrategias de afrontamiento de los estudiantes con síntomas de TDAH para la adaptación académica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

BACKES, Bárbara; ZANON, Regina Basso  y  BOSA, Cleonice Alves. Regressão de linguagem no transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.2, pp. 215-241. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n2p210-236.

Uma parcela importante de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é acometida pela perda de habilidades de linguagem. Este estudo objetivou revisar sistematicamente as publicações sobre esse fenômeno, caracterizando a perda de habilidades no TEA. Foi realizada uma busca sistemática de referências bibliográficas em cinco bases de dados: PubMed, Web of Science, PsycINFO, Lilacs e Scielo. A seleção e a extração dos dados foram realizadas por dois juízes independentes. A busca resultou em 30 estudos, e o início da regressão de linguagem tendeu a ocorrer em torno dos 24 meses de vida da criança, geralmente acompanhada por perda de outras habilidades. Os estudos nesta área tornaram-se mais frequentes a partir dos anos 2000, sendo a definição operacional do fenômeno refinada. Foram identificadas lacunas importantes para o desenvolvimento de novas pesquisas, como a carência de estudos prospectivos e a necessidade de discussões acerca da definição conceitual da regressão desenvolvimental.

Palabras clave : transtorno autístico; desenvolvimento infantil; regressão; linguagem; revisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License