SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Intervenção cognitivo-comportamental em grupo para ansiedade: avaliação de resultados na atenção primáriaAdaptação transcultural do programa "Everybody's Different" para a promoção da autoestima em adolescentes: processo de tradução para português do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

Caracterização da clientela que busca a psicoterapia psicanalítica de casais e famílias. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.3, pp. 70-83. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n3p70-83.

Este estudo objetivou caracterizar a clientela que buscou a psicoterapia psicanalítica conjugal e familiar, atendimento ofertado em um serviço-escola de Psicologia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, delineada como retrospectiva documental. Foram analisados dados referentes à composição familiar, religião, renda, concomitância com tratamentos médicos e via de encaminhamento, além da categorização das queixas elencadas pelos casais e famílias. Os resultados apontaram para uma presença maior de mulheres, famílias com filhos menores de 12 anos, com adultos na faixa dos 30 a 39 anos de idade, com ensino médio, faixa salarial de 2 a 4 salários mínimos, católicos, com residência na própria cidade na qual o serviço está alocado e concomitância com outros tratamentos médicos. A maioria buscou o serviço por iniciativa própria e com queixa relativa a problemas emocionais de um dos familiares. Espera-se que tais resultados contribuam para o aprimoramento de serviços similares.

Palavras-chave : caracterização da clientela; psicoterapia conjugal; psicoterapia de família; serviço-escola de Psicologia; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License