SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Adaptação transcultural do programa "Everybody's Different" para a promoção da autoestima em adolescentes: processo de tradução para português do BrasilEvidências de validade para uma medida de estilos de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ANHAS, Danilo de Miranda  e  SILVA, Carlos Roberto de Castro e. Participação social e subjetividade: vivências juvenis em uma comunidade vulnerável. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.3, pp. 139-148. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n3p139-148.

Este artigo objetivou analisar a influência dos fatores psicossociais na construção e no fortalecimento de processos de participação social entre jovens moradores da Vila dos Pescadores, em Cubatão, SP, que frequentavam uma ONG e um grupo de capoeira na comunidade. Para a construção dos resultados, foram feitas observações participantes e entrevistas semiestruturadas, tendo os jovens e adultos que trabalhavam com o público dos espaços mencionados como os entrevistados. Os resultados foram analisados segundo a Hermenêutica de Profundidade e apontam não apenas as dificuldades dos jovens em viver em uma comunidade de alta vulnerabilidade, marcada pela exclusão, mas também as estratégias de enfrentamento dessas circunstâncias a partir da participação nos projetos de uma ONG e em um grupo de capoeira.

Palavras-chave : participação social; comunidade; afetividade; juventude; subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License