SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Participación social y subjetividad: vivencias juveniles en una comunidad vulnerableEvaluación psicológica de los jogadores de videojuegos, tableros y live: personalidad, raciocinio y percepción emocional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

OLIVEIRA, Katya Luciane de; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  y  SCACCHETTI, Fabio Alexandre Pereira. Evidências de validade para uma medida de estilos de aprendizagem. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.3, pp. 159-175. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n3p159-175.

Este estudo objetivou buscar evidências de validade para uma escala de estilos de aprendizagem, bem como identificar quais são esses estilos. Participaram do estudo 709 estudantes do ensino técnico profissional. Utilizou-se uma escala de Estilos de Aprendizagem, com 80 itens destinados à descrição dos estilos de aprendizagem, avaliados em cinco dimensões: condições ambientais, sociais, instrumentais, pessoais e da atividade. A aplicação ocorreu de forma coletiva em dia e horário estabelecidos pelas instituições de ensino. A análise fatorial com rotação Varimax indicou estrutura de três fatores para a escala. Os fatores se agruparam da seguinte maneira: fator 1 - condições pessoais e condições da atividade, com 16 itens (α = 0,78); fator 2 - condições ambientais, com 11 itens (α = 0,79); fator 3 - condições sociais, com 11 itens (α = 0,81). No geral, os estudantes se mostraram mais orientados pelos estilos das condições pessoais e da atividade. Uma escala que possa mapear o estilo de aprendizagem dos estudantes parece ser relevante para a educação brasileira por permitir que se conheça as preferências no modo de aprender, podendo propiciar-lhes melhores condições de aprendizado.

Palabras clave : estilos; estilos de aprendizagem; estilos cognitivos; avaliação psicológica; ensino técnico profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License