SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Evaluación psicológica de los jogadores de videojuegos, tableros y live: personalidad, raciocinio y percepción emocionalConocimiento y autoeficacia de memoria: relaciones con indicadores socioeducativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

GODOY, Dalva Maria Alves; PINHEIRO, Ângela Maria Vieira  y  CITOLER, Sylvia Defior. Processo inicial de alfabetização: influência da consciência fonêmica e método de ensino. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.3, pp. 226-241. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n3p226-241.

Este estudo longitudinal investiga a importância de dois métodos de alfabetização para o sucesso da aprendizagem da leitura e da escrita e para o desenvolvimento da habilidade de consciência fonêmica (CF). Verifica ainda a contribuição da CF e sua capacidade preditiva para a alfabetização no português brasileiro (PB). Duas turmas de crianças que iniciavam o 1º ano (Midade = 5;10 anos), uma proveniente de uma escola que adotava método fônico e a outra, de uma escola que adotava um método não fônico, foram seguidas até final do 2º ano, com avaliações de CF, leitura e escrita, aplicadas em três momentos. Os principais achados de estudos em outras ortografias transparentes são confirmados: a CF é um forte preditor da leitura e da escrita. Encontrou-se ainda que no PB a habilidade de leitura de palavras é alcançada rapidamente, com ambos os métodos, ao passo que a aprendizagem da escrita é influenciada significativamente pelo método fônico.

Palabras clave : consciência fonêmica; leitura; escrita; alfabetização; método de ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License