SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Proceso inicial de alfabetización: influencia de la consciencia fonémica y del método de alfabetizaciónIndicadores emocionales en el diseño de la figura humana: investigación de evidencias de validez índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MINA, Camila Schorr; ZORTEA, Maxciel; RODRIGUES, Jaqueline de Carvalho  y  SALLES, Jerusa Fumagalli de. Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos: relações com indicadores socioeducacionais. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.3, pp. 242-255. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n3p242-255.

Este estudo comparou o conhecimento e a autoeficácia de memória (metamemória) medidos por meio do Questionário de Metamemória em Adultos (MIA), em adultos entre 28 e 59 anos de idade, divididos em dois grupos de escolaridade: até o Ensino Médio (n = 20) e com Ensino Superior (n = 20) completos. Também foi investigada a associação entre metamemória e nível socioeconômico (NSE) e entre frequência de hábitos de leitura (HL) e escrita (HE) na amostra total. Os resultados mostraram que adultos com Ensino Superior completo relataram maior percepção de Controle, maiores Conhecimento e uso de Estratégias de memória em comparação ao outro grupo. Adultos com mais altos NSE, HL e HE relataram conhecer mais estratégias de memória e controlar melhor suas habilidades mnemônicas. Esses indicadores socioeducacionais podem estar associados a um funcionamento metacognitivo mais adaptado. O estudo discute o papel do perfil educacional e das atividades intelectuais de adultos saudáveis economicamente ativos.

Palabras clave : metacognição; memória; fatores socioculturais; escolaridade; neuropsicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License