SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos: relações com indicadores socioeducacionaisA contribuição da consciência morfológica para a leitura no português brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

COMPARINI, Ingrid Piccollo; WECHSLER, Solange Muglia  e  MACHADO, Wagner de Lara. Indicadores emocionais no desenho da figura humana: investigando evidências de validade. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.3, pp. 256-269. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n3p256-269.

O Desenho da Figura Humana (DFH) é muito utilizado para a avaliação emocional de crianças, porém há pouca validade empírica da medida. O objetivo deste estudo foi investigar evidências de validade por critério externo para o DFH. A amostra foi composta de 91 crianças (62,6% meninas), com idades entre 11 e 12 anos, que frequentavam instituições de educação básica. Para tanto, utilizou-se o DFH avaliado pelo sistema de dificuldades emocionais e Youth Self-Report (YSR), Inventário de Autoavaliação para Jovens que avalia dificuldades comportamentais e emocionais. Foram estimadas as correlações entre ambas as medidas e comparados os totais e os itens específicos do DFH com as dimensões comportamentais do YSR. Não foram observadas associações entre os totais de indicadores emocionais do DFH e nos totais do YSR. No presente estudo, não foi observada a validade do DFH como medida de problemas emocionais, indicando a necessidade de mais estudos sobre sua validade.

Palavras-chave : avaliação psicológica; desenho infantil; dificuldades emocionais; validade; problemas emocionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License