SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Emotional indicators in human figure drawing: investigating evidence of validityChronological description of south brazilian adolescents romantic behaviors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

OLIVEIRA, Bruno Stefani Ferreira de  and  JUSTI, Francis Ricardo dos Reis. A contribuição da consciência morfológica para a leitura no português brasileiro. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.3, pp. 270-286. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n3p270-286.

Neste artigo, avaliou-se a contribuição da consciência morfológica (CM) para a leitura no português brasileiro. Participaram do estudo 141 crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que foram testadas nas habilidades de leitura, inteligência, memória de trabalho fonológica (MTF), CM e consciência fonológica (CF). Cada criança foi avaliada individualmente em duas sessões de, aproximadamente, 15 minutos. Análises de regressão hierárquica foram realizadas, sendo controladas a idade e a inteligência, enquanto entraram em diferentes momentos na equação as variáveis: CF, MTF e CM. A MTF não contribuiu para a leitura e a CM contribuiu para a leitura apenas no 4º e 5º anos, enquanto a CF contribuiu em todos os anos. Embora a CF tenha contribuído em todos os anos escolares, no 4º e 5º anos a contribuição da CM para a leitura foi maior. Discutiu-se a relevância de se estimular a CM e a CF durante o processo de alfabetização.

Keywords : consciência morfológica; consciência morfossintática; leitura; alfabetização; metalinguagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License