SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Emotional aspects present in the lives of amputees: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

CARVALHO, Paula Saraiva  and  ANTONIO, Cláudia Isabel. Sintomas psicopatológicos e vulnerabilidade ao estresse em uma amostra portuguesa de indivíduos com diabetes. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp. 20-32. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p20-32.

A diabetes mellitus (DM) exige mudanças significativas no comportamento dos doentes, o que contribui para aumentar o risco de complicações ao nível do funcionamento psicopatológico. O principal objetivo deste estudo consistiu em caracterizar uma amostra de indivíduos com diagnóstico de DM e identificar as variáveis preditoras de sintomatologia psicopatológica e de vulnerabilidade ao estresse. A amostra foi composta por 63 indivíduos adultos com diagnóstico de DM. O protocolo de investigação foi um questionário sociodemográfico, o Brief Symptom Inventory (BSI) e o Questionário de Vulnerabilidade ao Stress- 23 QVS. Pertencer ao gênero feminino, não ter atividade laboral e ser mais velho revelaram-se preditores de sintomatologia psicopatológica. Não ter uma atividade laboral, não ser casado e ter menor escolaridade mostraram-se preditores de vulnerabilidade ao estresse. A identificação de fatores preditores é útil no desenvolvimento de programas que promovam a resistência individual ao estresse e à psicopatologia.

Keywords : doença crônica; diabetes mellitus; sintomatologia psicopatológica; vulnerabilidade ao estresse; prevenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License