SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Psychopathological symptoms and stress vulnerability in a portuguese diabetic sampleFrom the impossible thing to the desire of the forbidden mother author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

BERGO, Maíra Frizzi da Cunha  and  PREBIANCHI, Helena Bazanelli. Aspectos emocionais presentes na vida de pacientes submetidos à amputação: uma revisão de literatura. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp. 47-60. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p47-60.

A sistematização do conhecimento sobre os aspectos emocionais em situação de cirurgia de amputação mostra-se necessária, tanto para a preparação e capacitação dos psicólogos que atuam na área como para os pacientes envolvidos. OBJETIVO: revisão de literatura sobre os aspectos emocionais presentes na vida de pacientes submetidos à amputação de membros. MÉTODO: revisão de literatura, priorizando um caráter retrospectivo. Os trabalhos foram selecionados em indexadores de produção científica (PePSIC, SciELO, LILACS), cobrindo o período de 2009 a 2014. RESULTADOS: Dez artigos foram encontrados. Constatou-se que há escassez de publicações sobre o tema e as existentes, em sua maioria, são em periódicos de Enfermagem, não incluindo aspectos sobre relações familiares ou relação médico-paciente; a maior parte deles trata sobre os aspectos emocionais do paciente no período pós-operatório. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a escassez de trabalhos, bem como as características dos existentes, apontam para a necessidade de novos e melhores estudos.

Keywords : amputação; psicologia; aspectos emocionais; cirurgia; família.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License