SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Sintomas psicopatológicos e vulnerabilidade ao estresse em uma amostra portuguesa de indivíduos com diabetesDa coisa impossível ao desejo da mãe interditada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BERGO, Maíra Frizzi da Cunha  e  PREBIANCHI, Helena Bazanelli. Aspectos emocionais presentes na vida de pacientes submetidos à amputação: uma revisão de literatura. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp. 47-60. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p47-60.

A sistematização do conhecimento sobre os aspectos emocionais em situação de cirurgia de amputação mostra-se necessária, tanto para a preparação e capacitação dos psicólogos que atuam na área como para os pacientes envolvidos. OBJETIVO: revisão de literatura sobre os aspectos emocionais presentes na vida de pacientes submetidos à amputação de membros. MÉTODO: revisão de literatura, priorizando um caráter retrospectivo. Os trabalhos foram selecionados em indexadores de produção científica (PePSIC, SciELO, LILACS), cobrindo o período de 2009 a 2014. RESULTADOS: Dez artigos foram encontrados. Constatou-se que há escassez de publicações sobre o tema e as existentes, em sua maioria, são em periódicos de Enfermagem, não incluindo aspectos sobre relações familiares ou relação médico-paciente; a maior parte deles trata sobre os aspectos emocionais do paciente no período pós-operatório. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a escassez de trabalhos, bem como as características dos existentes, apontam para a necessidade de novos e melhores estudos.

Palavras-chave : amputação; psicologia; aspectos emocionais; cirurgia; família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License