SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Emotional aspects present in the lives of amputees: a literature reviewFear as biopolitical device author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

CHERER, Evandro de Quadros  and  CHATELARD, Daniela Scheinkman. Da coisa impossível ao desejo da mãe interditada. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp. 61-71. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p61-71.

Este estudo teórico em psicanálise visa elaborar uma aproximação conceitual da mãe enquanto objeto interditado/desejado à noção de das Ding. Foi realizada uma pesquisa por meio de textos, especialmente da obra freudiana, que abordassem esse tema, os quais também foram cotejados com algumas considerações produzidas por Lacan. A partir da perspectiva da falta de objeto, abordou-se a interdição e o desejo pela mãe como referente à inacessibilidade de das Ding, isto é, relativo ao primeiro objeto mítico de satisfação. Com isso, ainda que a mãe corresponda a uma coisa (die Sache), ela possui valor enquanto das Ding ao ser interditada e desejada. Desse modo, a interdição da mãe pode ser pensada como referente à impossibilidade de acesso à Coisa. Essa tensão evidencia a articulação entre lei e desejo, aspecto central para se pensar a importância da interdição do incesto.

Keywords : Complexo de Édipo; desejo; interdição; mãe; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License