SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1School engagement: adaptation and validity evidence for the EAE-E4D scaleWorking memory, number sense, and arithmetical performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

RAMIRES, Vera Regina Rohnelt  and  FALCKE, Denise. Fatores de risco e proteção para vínculos familiares no sul do Brasil. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp. 126-140. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p126-140.

Este estudo buscou analisar fatores que protegem e que ameaçam os vínculos familiares em um município de uma região metropolitana no sul do Brasil. O delineamento foi transversal, descritivo e explicativo. Participaram da pesquisa 193 famílias em situação de vulnerabilidade social. Utilizou-se instrumentos que avaliaram recursos do ambiente familiar, rede de apoio, eventos adversos, estresse parental e problemas de saúde mental. Os resultados evidenciaram que em 12,6% das famílias houve rompimento de vínculos. A maior parte da amostra, mesmo em condições de pobreza e de vulnerabilidade, mostrou-se capaz de preservar os vínculos familiares. Variáveis como escolaridade, condições de trabalho e renda, bem como condições de moradia, não foram associadas ao rompimento. As variáveis que se associaram, de modo significativo, foram estresse parental, problemas de ansiedade e depressão. Concluiu-se que as famílias apresentaram dinâmicas complexas, demandando a compreensão de múltiplos fatores envolvidos no rompimento de vínculos, especialmente relacionados à saúde mental.

Keywords : família; vínculos familiares; saúde mental; risco; proteção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License