SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Factores de riesgo y protección para vínculos familiares en el sur de BrasilUso de la técnica de rastreo ocular en la investigación en muestras infantiles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

CORSO, Luciana Vellinho. Memória de trabalho, senso numérico e desempenho em aritmética. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp. 155-167. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p155-167.

As relações entre a memória de trabalho (MT) e o desempenho em matemática são discutidas na literatura, contudo são controversos os resultados sobre quais componentes da MT exercem maior influência à competência numérica. As relações entre o senso numérico (SN) e a MT são mais recentes. O presente estudo objetivou correlacionar (Spearman) a MT (componente executivo central- informação numérica e não numérica; e componente fonológico- repetição de dígitos, frases, relatos), o desempenho aritmético (subteste aritmético TDE) e o desempenho em SN (Teste de Conhecimento Numérico). Participaram 79 alunos, do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, com desempenho aritmético baixo e mediano. Melhor desempenho no executivo central correlacionou-se a uma melhor performance no SN e na aritmética, e o mesmo não foi evidenciado para o componente fonológico. Implicações educacionais derivam da ampliação de conhecimentos nessa área. É ressaltada a importância de maior uniformidade nos instrumentos que avaliam esses domínios.

Palabras clave : memória de trabalho; componente executivo central; componente fonológico; senso numérico; desempenho aritmético.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License