SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Memória de trabalho, senso numérico e desempenho em aritméticaDificuldades de escrita em alunos do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BALAM, Gisane Novaes  e  OSORIO, Ana Alexandra Caldas. Rastreamento ocular. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp. 179-188. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p179-188.

A técnica de rastreamento ocular foi inicialmente dirigida a adultos, no entanto, ao longo das últimas décadas, tem se mostrado muito promissora em pesquisa com bebês, com diversos estudos demonstrando que sua utilização pode fornecer dados importantes sobre o surgimento e o desenvolvimento de processos cognitivos, sociais e emocionais na infância. O objetivo deste trabalho é sistematizar informações relativas ao uso do rastreamento ocular em bebês, incluindo seu histórico, os tipos de rastreadores disponíveis e suas vantagens e desvantagens, além de citar exemplos de estudos recentes. Embora exista uma quantidade e variedade significativa de estudos com essa abordagem em âmbito internacional, as publicações nacionais são escassas. O presente estudo apresenta uma análise da utilidade do rastreamento ocular em amostras infantis, a fim de auxiliar os pesquisadores na tomada de decisões metodológicas e estender sua aplicabilidade para além dos estudos existentes.

Palavras-chave : rastreamento ocular; bebês; crianças; desenvolvimento; avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License