SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Uso de la técnica de rastreo ocular en la investigación en muestras infantilesEscala de reacción al curso en enseñanza virtual: adaptación y estructura factorial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

FERNANDES, Débora Cecílio  y  MARTINELLI, Selma de Cássia. Dificuldades de escrita em alunos do ensino fundamental. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp. 200-210. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p200-210.

O objetivo da presente pesquisa foi avaliar e analisar as principais dificuldades de escrita apresentadas por alunos do 2ª ao 5ª ano do Ensino Fundamental, utilizando o modelo de Rasch. Participaram da pesquisa 413 alunos de escolas públicas, sendo 227 (55%) do sexo feminino. Os participantes foram avaliados com o Teste de Avaliação da Escrita, nos subtestes sílabas, palavras e pseudopalavras. Os dados foram analisados a partir do modelo de Rasch. Verificou-se que sílabas com estrutura mais complexa como consoante-consoante-vogal-consoante foram mais difíceis. As palavras mais difíceis apresentaram a possibilidade de um fonema ser representado por mais de um grafema e continham acento. Nas pseudopalavras mais difíceis era necessário empregar regras ortográficas bem definidas como o uso do "m" antes de "p" e "b". Os resultados obtidos podem auxiliar o professor a antecipar as prováveis dificuldades dos alunos e planejar estratégias pedagógicas diferenciadas.

Palabras clave : ortografia; escrita; avaliação; modelo de Rasch; ensino fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License