SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Relação entre uso de substâncias e qualidade de vida em uma amostra comunitária de adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARVALHO, Carla Santos et al. Interferência trabalho-família e facilitação trabalho-família: estudo da invariância da medida entre sexos. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 42-63. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p42-63.

A relação trabalho-família é uma temática com grande interesse para a investigação, cujos estudos têm revelado diferenças entre sexos. Pretendeu-se analisar a invariância da medida entre os sexos masculino e feminino relativamente à interferência Trabalho-Família em docentes. A Escala T-F (Carvalho & Andrade, 2012) foi aplicada a 610 docentes do ensino superior português. Estudou-se a sua dimensionalidade por meio de análises fatoriais exploratória e confirmatória. A estrutura do modelo teórico proposto mostrou-se bem ajustada na amostra de multigrupos. A invariância da medida foi testada com o teste de Qui-quadrado. Os fatores Impacto da Tensão T-F no Trabalho e Impacto da Tensão T-F na Família foram invariantes entre docentes, indicando uma independência face ao sexo. As medidas para os restantes fatores (interferência do trabalho com a família, interferência da família com o trabalho, trabalho como facilitador da família e família como facilitadora do trabalho) variaram entre os sexos.

Palavras-chave : trabalho-família; interferência trabalho-família; facilitação trabalho-família; diferenças de sexo; invariância da medida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )