SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Interferência trabalho-família e facilitação trabalho-família: estudo da invariância da medida entre sexosCorrelação entre ansiedade e consumo de álcool em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BERNARDES, Luiz Felipe Ayres; HAUCK FILHO, Nelson  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Relação entre uso de substâncias e qualidade de vida em uma amostra comunitária de adultos. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 79-92. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p79-92.

O uso contínuo e o abuso de substâncias psicoativas podem estar associados à ocorrência de diversos eventos negativos, impactando na qualidade de vida das pessoas. No presente estudo, foi investigada a relação entre nove distintas substâncias e os diferentes domínios da qualidade de vida avaliados pelo instrumento WHOQOL-bref. Os participantes foram 105 adultos de uma amostra comunitária (média de idade = 23,91, DP = 0,51; 57,14% mulheres). Os resultados revelaram prejuízos na qualidade vida apenas para o uso de cocaína e de ansiolíticos, além de uma inesperada tendência de relacionamento positivo entre uso de estimulantes e qualidade de vida. Foram muito altas as prevalências para uso moderado de tabaco, álcool e maconha. Os resultados são discutidos à luz de estudos anteriores e sob a possibilidade da configuração idiossincrática da presente amostra.

Palavras-chave : drogas; psicopatologia; bem-estar; saúde; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )