SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Relação entre uso de substâncias e qualidade de vida em uma amostra comunitária de adultosEvidências de validade concorrente para uso do Pfister com crianças do Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Érika Correia  e  TUCCI, Adriana Marcassa. Correlação entre ansiedade e consumo de álcool em estudantes universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 107-119. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p107-119.

A ansiedade é um transtorno que afeta consideravelmente os estudantes universitários e que muitas vezes está associada ao consumo abusivo de álcool. O objetivo do estudo foi avaliar a correlação entre a ansiedade, o padrão de consumo de álcool e suas consequências entre estudantes universitários, antes e após uma intervenção breve. Os estudantes passaram para um padrão de consumo de álcool de baixo risco, e houve uma redução das consequências associadas ao uso após a intervenção, mas os níveis de ansiedade se mantiveram semelhantes. Os resultados sugerem que o consumo de álcool e suas consequências estão correlacionados com a ansiedade. No entanto, a intervenção não promoveu alteração nos níveis de ansiedade, assim como a correlação não foi mantida após a intervenção. Dessa maneira, é também importante o desenvolvimento de intervenções preventivas específicas para a ansiedade nos serviços de apoio aos estudantes universitários.

Palavras-chave : estudantes; ansiedade; consumo de álcool; prevenção; universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )