SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Apoio e satisfação social de cuidadores primários de crianças com paralisia cerebralSobrepeso e controle de peso: pensamento leigo e suas dimensões normativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CUNICO, Sabrina Daiana; FAGUNDES, Alice Lopes Caldas; SOUZA, Nathalia Amaral Pereira de  e  STREY, Marlene Neves. Toda mulher sonha em ser princesa? Problematizações sobre escolas de princesas. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 188-199. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p188-199.

Inúmeras conquistas podem ser resultado das lutas das mulheres por condições mais equânimes na sociedade. A máxima "lugar de mulher é onde ela quiser" tem ganhado cada vez mais força. No entanto, a ideia de que há uma essência feminina ainda está muito presente socialmente, o que faz com que determinadas escolhas sejam desvalorizadas e julgadas como não pertencentes a essa essência. A partir de uma revisão narrativa, problematizamos a existência de Escolas de Princesas, as quais se propõem a ensinar meninas a como ser e estar no mundo. Ao ensinarem comportamentos tradicionais associados ao recato, à beleza e às atividades domésticas, tais escolas ignoram a importância de se posicionar socialmente em um país onde milhares de mulheres sofrem preconceitos e violências diariamente, representando um retrocesso no que se refere às conquistas já tidas pelas mulheres que lutaram e ainda lutam por um mundo mais equânime.

Palavras-chave : gênero; mulheres; princesas; estereótipos; feminino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )