SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Every woman dreams of being a princess? Problematization over princess schoolsMotivation attributed by adults to the consumption of alcoholic beverages in the social context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

JUSTO, Ana Maria; CAMARGO, Brigido Vizeu  and  BOUSFIELD, Andréa Barbará da Silva. Sobrepeso e controle de peso: pensamento leigo e suas dimensões normativas. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 213-224. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p213-224.

Neste artigo, pretende-se descrever as representações sociais (RS) ligadas ao excesso de peso e às práticas de controle do peso corporal. Realizaram-se 40 entrevistas semidiretivas. Participaram 20 homens e 20 mulheres, entre 30 e 57 anos, com e sem excesso de peso. A análise dos dados envolveu classificação hierárquica descendente com o auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados organizam-se em cinco classes lexicais que ilustram dimensões representacionais, refletindo diferentes formas de internalização dos padrões corporais. A gordura é tratada com distanciamento afetivo e parece difícil falar em excesso de peso sem abordar sua origem comportamental e necessidade de mudança. As RS das práticas de controle de peso ancoram-se em nor- mas de saúde. A alimentação é saliente e revela a polaridade controle versus descontrole. O ideal de saúde, pautado na responsabilização individual, reitera a culpabilização do indivíduo acima do peso pela sua condição, o que fortalece os estereótipos, dificultando o controle do peso.

Keywords : representações sociais; corpo; sobrepeso; controle de peso; normas sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )