SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Toda mulher sonha em ser princesa? Problematizações sobre escolas de princesasMotivações atribuídas por adultos ao consumo de bebidas alcoólicas no contexto social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

JUSTO, Ana Maria; CAMARGO, Brigido Vizeu  e  BOUSFIELD, Andréa Barbará da Silva. Sobrepeso e controle de peso: pensamento leigo e suas dimensões normativas. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 213-224. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p213-224.

Neste artigo, pretende-se descrever as representações sociais (RS) ligadas ao excesso de peso e às práticas de controle do peso corporal. Realizaram-se 40 entrevistas semidiretivas. Participaram 20 homens e 20 mulheres, entre 30 e 57 anos, com e sem excesso de peso. A análise dos dados envolveu classificação hierárquica descendente com o auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados organizam-se em cinco classes lexicais que ilustram dimensões representacionais, refletindo diferentes formas de internalização dos padrões corporais. A gordura é tratada com distanciamento afetivo e parece difícil falar em excesso de peso sem abordar sua origem comportamental e necessidade de mudança. As RS das práticas de controle de peso ancoram-se em nor- mas de saúde. A alimentação é saliente e revela a polaridade controle versus descontrole. O ideal de saúde, pautado na responsabilização individual, reitera a culpabilização do indivíduo acima do peso pela sua condição, o que fortalece os estereótipos, dificultando o controle do peso.

Palavras-chave : representações sociais; corpo; sobrepeso; controle de peso; normas sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )