SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Motivaciones atribuídas por adultos ao consumo de bebidas alcoólicas no contexto socialEficacia de una cartilla psicoeducativa sobre el TDAH en estudiantes universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo  y  BARROS, Leonardo de Oliveira. Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 254-267. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p254-267.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar correlações entre a adaptação acadêmica e os motivos para evasão do ensino superior, com base no controle das variáveis renda e satisfação com a escolha profissional. Utilizaram-se a Escala de Motivos de Evasão no Ensino Superior (M-ES) e o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES), aplicados em 198 universitários de instituições públicas e privadas brasileiras, 85,4% do sexo feminino, com idade média de 20,92 anos. Constatou-se que estudantes com clareza do projeto de carreira têm menos motivos vocacionais para evasão e que alunos mais adaptados social e emocionalmente apresentam menores motivos para evadir em função do desempenho acadêmico. Verificou-se que a satisfação com a escolha está relacionada à facilidade de adaptação e ao melhor desempenho e que a renda tende a potencializar ou minimizar os motivos para evasão de acordo com o suporte financeiro e social recebido.

Palabras clave : adaptação acadêmica; evasão universitária; escolha profissional; orientação de carreira; avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )