SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de universitáriosCrenças sobre o câncer infantil: percepção de sobreviventes e mães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 281-292. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p281-292.

O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma cartilha on-line sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desenvolvida para estudantes universitários como uma forma de psicoeducação. Participaram deste estudo 241 pessoas com escolaridade superior incompleta ou completa. O nível de conhecimento sobre TDAH da amostra foi avaliado antes e após a leitura da cartilha sobre o TDAH. Tanto os instrumentos de avaliação quanto a cartilha foram disponibilizados on-line. Os dados foram analisados por meio do teste de Wilcoxon. Os resultados mostraram que a cartilha on-line foi efetiva para aumentar o conhecimento sobre o TDAH dos participantes. Além disso, foi possível identificar os conteúdos de maior e menor conhecimento da amostra, bem como aqueles nos quais a cartilha foi mais informativa. Conclui-se que a elaboração de materiais sobre o TDAH pode ser uma forma de informar sobre o transtorno e, também, uma fonte de informação complementar ao tratamento.

Palavras-chave : Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade; psicoeducação; estudantes universitários; informação; prevenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )