SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitáriosOcorrência de fratura de fêmur e rastreamento de sinais de depressão em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CASTRO, Elisa Kern de; PELOSO, Franciele Cristiane; VITAL, Luisa  e  ARMILIATO, Maria Júlia. Crenças sobre o câncer infantil: percepção de sobreviventes e mães. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 309-324. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p309-324.

As crenças sobre a doença referem-se a esquemas mentais que as pessoas constroem a partir de sua experiência direta ou indireta e que se relacionam com o seu comportamento em saúde e autorregulação. Em sobreviventes de câncer infantil, as crenças ajudam a compreender seus comportamentos no período pós-tratamento. Objetivou-se examinar as crenças sobre o câncer infantil em 27 sobreviventes e 49 mães que responderam a questionários sociodemográficos e de percepção da doença numa plataforma on-line. Os resultados apontaram que as mães perceberam o câncer infantil como uma doença crônica, com sintomas cíclicos, com consequências e representação emocional mais negativas que os sobreviventes. Ainda, as mães referiram compreender os aspectos relacionados à doença e acreditam no controle pessoal e do tratamento num nível mais elevado que os sobreviventes. Conclui-se que o fato de os sobreviventes perceberem o câncer infantil de maneira mais positiva pode indicar uma ressignificação da experiência de forma adaptativa.

Palavras-chave : câncer; câncer em crianças; crenças em saúde; autorregulação; percepção da doença.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )