SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Beliefs about childhood cancer: perceptions of survivors and mothers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MODESTO, Rosana Fortunato; NASCIMENTO, Edinalva Neves  and  GIMENIZ-PASCHOAL, Sandra Regina. Ocorrência de fratura de fêmur e rastreamento de sinais de depressão em idosos. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 339-352. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p339-352.

Fraturas de fêmur em pessoas idosas podem causar problemas físicos, emocionais, familiares e sociais. O objetivo deste estudo foi identificar a ocorrência de fratura de fêmur e rastrear sinais de depressão em idosos. Analisaram-se dados de internação dos idosos de uma Secretaria da Saúde de um município paulista e realizaram-se entrevistas com 30 idosos em suas residências, com a aplicação da versão reduzida da Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage (GDS-15). Verificou-se que, num período de um ano, ocorreram 94 internações de idosos por fratura de fêmur, principalmente por quedas em suas residências, resultando em perda da autonomia, dor e tristeza. Dos entrevistados, 28 (93%) apresentaram sinais de depressão, que variou de leve a severa. Concluiu-se que houve número elevado de internações por fratura de fêmur e sinais de depressão entre os idosos, sinalizando a necessidade de novas investigações e ações que modifiquem essa realidade.

Keywords : assistência a idosos; fraturas de fêmur; depressão; assistência integral à saúde; prevenção de acidentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )