SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Escalas de avaliação do comportamento alimentar de indivíduos com transtorno do espectro autistaRastreamento de sinais sugestivos de TEA em prematuros com muito baixo peso ao nascer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FONSECA, Patrícia Nunes da et al. Adaptação brasileira do inventario de autoeficacia para el estudio. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.3, pp. 60-71. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n3p60-71.

Este estudo tem como objetivo adaptar e validar o Inventario de Autoeficacia para el Estudio (Idape). Contou-se com 256 universitários, cuja média de idade foi de 22,96 anos (DP = 5,73), sendo 58,6% do sexo feminino. A maioria desses universitários foi proveniente de instituições particulares (51,2%). Os participantes responderam ao Idape e a questões sociodemográficas. Por meio de análise fatorial exploratória, verificou-se que o Idape ficou composto por oito itens em um único fator, explicando 39% da variância total e apresentando alfa de Cronbach de 0,77. Observou-se que a autoeficácia não diferiu em função do sexo, apresentando diferença somente quanto ao tipo de instituição. A quantidade de horas diárias de estudos e a autopercepção como estudante se correlacionaram positiva e significantemente com a autoeficácia. Conclui-se que o instrumento possui evidências psicométricas satisfatórias para investigar a autoeficácia e atividades autorreguladoras da aprendizagem no contexto brasileiro.

Palavras-chave : autoeficácia; estudantes; ensino superior; testes psicológicos; validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License