SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Análisis de manuales de pruebas psicológicas aprobados por el Satepsi para evaluación de adultosFormación del psicólogo en autismo: estudio transversal con estudiantes de licenciatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

LEON, Camila Barbosa Riccardi; DIAS, Natália Martins; MARTINS, Gabriela Lamarca Luxo  y  SEABRA, Alessandra Gotuzo. Funções executivas em crianças pré-escolares: desenvolvimento e relações com linguagem e comportamento. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.3, pp. 121-137.. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n3p121-137.

Este estudo investigou o desenvolvimento das funções executivas (FE) e sua relação com linguagem oral (LO), habilidades iniciais de alfabetização (AL) e comportamento em crianças pré-escolares. Participaram 32 crianças de 3 a 6 anos, de uma escola privada de São Paulo (Brasil). Elas foram avaliadas em testes aplicados individualmente e questionário respondido por pais e professores. Os resultados mostraram que houve aumento no desempenho das FE com a progressão escolar. Foram observadas correlações significativas entre pelo menos uma medida de cada teste de FE com os testes de LO e AL, exceto com repetição de pseudopalavras. Houve correlação entre os questionários de FE e os testes LO e AL, sobretudo quando relatados pelos professores. Crianças com melhores FE também tiveram menos problemas de comportamento. Os resultados confirmam a importância de avaliar FE em idade pré-escolar dada sua relação com outras áreas do desenvolvimento infantil.

Palabras clave : função executiva; alfabetização; pré-escolar; avaliação; funcionalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License