SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Psychologists training on autism: a cross-sectional study with undergraduate studentsTraditional peoples and communities: a systematic review about knowledge production in Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

COUTINHO, Márcia Moraes Lima; LIMA, Rebeca Fernandes Ferreira  and  MORAIS, Normanda Araujo de. Adolescência, situação de rua e exploração sexual: um estudo de caso. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.3, pp. 167-179. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n3p167-179.

Trata-se de um estudo de caso de um adolescente em situação de rua, 17 anos de idade, sexo masculino, homossexual e vítima da exploração sexual (ES). O estudo teve como objetivo descrever, em sua trajetória de vida, os condicionantes relacionados ao ingresso na ES, à permanência nela e à saída dela. Foram realizadas três entrevistas. O envolvimento com a ES começou aos 12 anos com a finalidade de ajudar financeiramente a família e custear o uso de drogas do adolescente. Sublinha-se o envolvimento com a rua que teve relação com a possibilidade de vivência da homossexualidade e da travestilidade. Alguns fatores na trajetória de vida, como namorar, trabalhar e ter sua moradia, contribuíram para saída da ES e interrupção do uso de drogas. Verificaram-se múltiplas violências na trajetória do adolescente, entretanto, destacam-se as relações de afeto e as oportunidades de melhoria das condições de vida como fatores potenciais para enfrentamento da ES.

Keywords : exploração sexual; situação de rua; gênero; meninos; adolescentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License