SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Adolescência, situação de rua e exploração sexual: um estudo de casoTransformações institucionais contemporâneas: uma análise sobre as relações não presenciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARVALHO, Andressa Veras de  e  MACEDO, João Paulo. Povos e comunidades tradicionais: revisão sistemática da produção de conhecimento em psicologia. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.3, pp. 198-215. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n3p198-215.

Trata-se de um estudo de revisão sistemática dos artigos publicados na área de Psicologia acerca dos povos e comunidades tradicionais. Realizou-se busca na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia, em periódicos nacionais, que resultou em 444 artigos. Após os critérios de inclusão/exclusão, focalizando nos estudos que se relacionavam com a Psicologia, restaram dez artigos. A maioria é de natureza empírica, utilizou diversos delineamentos, como etnografia, pesquisa-ação e análise documental, e a entrevista como principal instrumento de coleta de dados. Houve uma pluralidade de temas investigados, mas, em síntese, há o reconhecimento de situações de expropriação dos territórios em razão de projetos desenvolvimentistas e da legislação ambiental, causando impactos diversos nos modos de vida das comunidades. O número pequeno de estudos encontrados revela as lacunas existentes na produção de conhecimento em Psicologia voltada para as comunidades tradicionais e, portanto, representa um grande desafio para a área.

Palavras-chave : povos e comunidades tradicionais; áreas de preservação e conservação; Psicologia; produção de conhecimento; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License