SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Povos e comunidades tradicionais: revisão sistemática da produção de conhecimento em psicologiaAssociação entre a satisfação no trabalho e uso de álcool: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARVALHO, Paulo Roberto de. Transformações institucionais contemporâneas: uma análise sobre as relações não presenciais. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.3, pp. 228-239. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n3p228-239.

A Psicologia Social destaca a análise das instituições que distribuem funções e operam a socialização. No período atual, uma abordagem histórica da rede institucional revela que as instituições foram transformadas por um mesmo processo: a emergência e consolidação de relações não presenciais. O presente estudo objetivou analisar as instituições buscando compreender como se dão e quais são as mudanças nas funções que as sociedades capitalistas lhes atribuem, focalizando a família, a escola, a prisão e as organizações laborais. A metodologia adotada foi qualitativa, que se caracteriza pelo estudo aprofundado dos acontecimentos sociais, considerando os discursos e as práticas de seus agentes. Como resultado, a pesquisa delineou as principais mudanças no âmbito institucional que as sociedades modernas enfrentam.

Palavras-chave : instituições; transformação social; Psicologia; contemporaneidade; tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License