SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Association between job satisfaction and alcohol use: a systematic reviewAn interventional proposal for binge eating among individuals who have undergone bariatric surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MARIN, Angela Helena; BORBA, Bruna Mainardi Rosso  and  BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini. Problemas emocionais e de comportamentao e reprovação escolar: estudo de caso-controle com adolescentes. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.3, pp. 299-313. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n3p299-313.

Considerando o sofrimento associado a dificuldades de aprendizagem e reprovação escolar, este estudo comparou os indicadores de problemas emocionais e de comportamento avaliados por adolescentes, seus pais e professores, entre grupos de alunos com e sem histórico de reprovação no ensino fundamental. Desenvolveu-se uma pesquisa transversal, do tipo caso-controle, da qual participaram 24 adolescentes com reprovação, equiparados a outros 24 adolescentes sem o mesmo histórico, além de 48 mães/pais e 21 professores que responderam, respectivamente, ao Inventário de Comportamentos Autorreferidos para jovens e ao Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes. Também foram consideradas as notas dos adolescentes nas disciplinas de Português e Matemática. Os resultados evidenciaram que tanto problemas externalizantes quanto internalizantes associaram-se ao desempenho acadêmico e que professores identificaram mais problemas no grupo com reprovação quando comparados com pais e adolescentes. Ressalta-se a pertinência de se avaliarem diferentes informantes, de modo a contemplar a complexidade das variáveis investigadas.

Keywords : adolescência; saúde mental; distúrbios do comportamento; desempenho escolar; fracasso escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License