SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Emotional and behavioral problems and school repetition: a case-control study with adolescentsDepression and chronic kidney disease: an integrative literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MORAES, Beatriz Azevedo  and  ALMEIDA, Paola Espósito de Moraes. Uma proposta interventiva à compulsão alimentar de indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.3, pp. 329-342. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n3p329-342.

A pesquisa investigou o efeito de instruções e de um procedimento de economia de fichas no controle do comportamento alimentar de duas mulheres que haviam realizado cirurgia bariátrica e descreviam um padrão alimentar compulsivo. O delineamento consistiu em quatro fases: 1. linha de base, 2. reforçamento para a correspondência entre registro eletrônico e foto das refeições, 3. composta por duas subfases: 3.1. instrução e reforço contingente para alimentação de três em três horas e 3.2. instrução e reforçamento para a preparação e ingestão de uma porção diária de alimento palatável de até 150 kcal. Os resultados apontaram a redução nos intervalos entre as refeições e o aumento na ingestão de palatáveis de forma contínua e limitada, acompanhados da diminuição no relato de episódios compulsivos. A redução na compulsão alimentar pareceu ser alcançada quando se evitaram a restrição alimentar e o acesso intermitente aos alimentos palatáveis, tal como antes indicado na literatura.

Keywords : alimentos palatáveis; cirurgia bariátrica; compulsão alimentar; restrição alimentar; terapia comportamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License