SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Confirmatory factorial analysis of the Metacognition Scale - SeniorPropriedades psicométricas do Brief Smoking Consequences Questionnaire (BSCQ-A) em mulheres brasileiras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

CUNHA, Neide de B.  and  SANTOS, Acácia Aparecida A. dos. Avaliação da consciência metatextual e sua predição da compreensão de leitura. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 53-68. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p53-68.

Este trabalho buscou apresentar evidências de validade para o Questionário de Avaliação da Consciência Metatextual (QACM). O objetivo principal foi verificar se a consciência metatextual poderia ser preditiva da compreensão de leitura; os objetivos secundários, averiguar a consciência metatextual e a compreensão de leitura por meio de dois testes de Cloze e do QACM; buscar evidências de validade de critério com base na variável "ano escolar"; identificar o índice de consistência interna dos itens. Participaram 277 alunos, do 3º ao 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que as médias dos alunos aumentaram do 3º ao 5º ano, evidenciando a validade de critério pelo ano escolar. O QACM obteve um bom índice de consistência interna, de 0,80. Constatou-se que 46% da variância no desempenho no Cloze foram explicadas pelo desempenho no QACM, demonstrando que são habilidades compartilhadas.

Keywords : consciência metatextual; compreensão de leitura; ensino fundamental; Cloze; validade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License