SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Avaliação da consciência metatextual e sua predição da compreensão de leituraEfeitos de intervenção comportamental em contexto escolar sobre desatenção e hiperatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FABIANO K.; KIENEN, Nádia  e  SCARINCI, Isabel C.. Psychometric properties of the Brief Smoking Consequences Questionnaire (BSCQ-A) in Brazilian women. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 69-84. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p69-84.

Expectativa por resultados tem sido um construto promissor em programas de cessação do tabagismo. Este estudo analisou as propriedades psicométricas do Brief Smoking Consequences Questionnaire - Adult (BSCQ-A), um questionário elaborado para avaliar as expectativas relacionadas à cessação do uso de cigarros industrializados. Participaram do estudo 323 mulheres brasileiras adultas que relataram fumar pelo menos uma vez por semana. As avaliações incluíram questões associadas ao uso do tabaco, o Teste de Fagerström para Dependência de Nicotina e o BSCQ-A. Análises fatoriais confirmatórias mostraram adequada estrutura fatorial, porém com menores índices de precisão que os obtidos pelos autores originais. Nossos resultados sugeriram uma versão final contendo 21 (em vez de 25) itens e nove subescalas (em vez de dez originalmente propostas). A versão traduzida do BSCQ-A pode ser útil no desenvolvimento e implantação de iniciativas de cessação do tabagismo entre mulheres brasileiras.

Palavras-chave : expectativa por resultados; BSCQ-A; mulheres brasileiras; análise fatorial; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License