SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Propriedades psicométricas do Brief Smoking Consequences Questionnaire (BSCQ-A) em mulheres brasileirasPediatric rehabilitation: social support and stress in cases of cerebral palsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SIQUEIRA, Alisson Rogério C. de et al. Efeitos de intervenção comportamental em contexto escolar sobre desatenção e hiperatividade. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 102-118. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p102-118.

As características clínicas do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) podem ser modelos para identificar e manejar comportamentos de desatenção, hiperatividade e impulsividade de alunos sem o transtorno em sala de aula. Os objetivos do estudo foram verificar efeitos da implementação de um guia de manejo para redução desses comportamentos em uma classe regular. Foram acompanhados 29 alunos do 2º ano com idades entre 6 e 8 anos, separados em Grupo Experimental (GE), no qual foi implementado o guia, e Grupo Controle, que manteve atividades regulares. O perfil comportamental foi avaliado por pais (CBCL/6-18) e professores (TRF/6-18) antes e após a intervenção, juntamente a um protocolo de observação para o professor. Como resultados, verificaram-se, pelas respostas dos professores, a redução da frequência de comportamentos de desatenção e a hiperatividade no GE. Concluiu-se que a utilização do guia foi eficaz na classe regular, indicando seu potencial de uso na prática escolar.

Keywords : TDAH; manejo comportamental; sala de aula; professor; escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License