SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Propiedades psicométricas del Brief Smoking Consequences Questionnaire (BSCQ-A) en mujeres brasileñasRehabilitación pediátrica: apoyo social y estrés en casos de parálisis cerebral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

SIQUEIRA, Alisson Rogério C. de et al. Efeitos de intervenção comportamental em contexto escolar sobre desatenção e hiperatividade. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 102-118. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p102-118.

As características clínicas do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) podem ser modelos para identificar e manejar comportamentos de desatenção, hiperatividade e impulsividade de alunos sem o transtorno em sala de aula. Os objetivos do estudo foram verificar efeitos da implementação de um guia de manejo para redução desses comportamentos em uma classe regular. Foram acompanhados 29 alunos do 2º ano com idades entre 6 e 8 anos, separados em Grupo Experimental (GE), no qual foi implementado o guia, e Grupo Controle, que manteve atividades regulares. O perfil comportamental foi avaliado por pais (CBCL/6-18) e professores (TRF/6-18) antes e após a intervenção, juntamente a um protocolo de observação para o professor. Como resultados, verificaram-se, pelas respostas dos professores, a redução da frequência de comportamentos de desatenção e a hiperatividade no GE. Concluiu-se que a utilização do guia foi eficaz na classe regular, indicando seu potencial de uso na prática escolar.

Palabras clave : TDAH; manejo comportamental; sala de aula; professor; escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License