SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Efeitos de intervenção comportamental em contexto escolar sobre desatenção e hiperatividadePais em busca de diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo para o filho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Juliana M. da  e  ARAUJO, Tereza Cristina C. F. de. Reabilitação pediátrica: suporte social e estresse em casos de paralisia cerebral. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 137-153. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p137-153.

Em reabilitação pediátrica, a paralisia cerebral é uma das condições clínicas mais diagnosticadas, mas ainda são necessárias pesquisas para aprimorar a qualidade assistencial no contexto brasileiro. Diante disso, a presente investigação teve como objetivos: caracterizar, avaliar e correlacionar suporte social e estresse de familiares cuidadores; e comparar duas modalidades de atendimento (individual e grupal) em um programa de reabilitação. No Estudo 1, 22 familiares receberam atendimentos individuais e grupais. No Estudo 2, 29 familiares frequentaram somente atendimentos individuais. Adotaram-se como instrumentos: o Questionário Sociodemográfico, a Escala de Percepção do Suporte Social, a Escala de Stress Parental, a Questão sobre Fonte de Suporte e os Registros de Casos. Não se constatou diferença entre participantes do Estudo 1 e do Estudo 2. A análise da totalidade amostral revelou baixo nível de estresse. Notou-se limitação das fontes de suporte, havendo predomínio do suporte familiar. Foi possível identificar correlação negativa entre suporte social e estresse.

Palavras-chave : reabilitação; paralisia cerebral; apoio social; estresse; cuidadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License