SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Reabilitação pediátrica: suporte social e estresse em casos de paralisia cerebralLivro infantil especializado como estratégia de prevenção do abuso sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

XAVIER, Jucineide S.; MARCHIORI, Thais  e  SCHWARTZMAN, José Salomão. Pais em busca de diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo para o filho. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 170-185. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p170-185.

Este estudo averiguou o percurso de pais em busca de diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) para seus filhos e foi realizado em duas fases. Na fase 1, foi realizada a análise de 20 prontuários de pessoas atendidas em uma clínica entre 2015-2017 e que receberam diagnóstico de TEA. Nessa amostra, constatou-se que maioria dos pais percebeu os sintomas entre 13-24 meses; o sintoma mais relatado foi atraso na comunicação verbal; os profissionais que mais levantaram suspeita de TEA foram diferentes neuropediatras; o tratamento mais realizado foi o fonoaudiológico. Na fase 2, para complementar os achados da fase 1 e caracterizar a clínica, o banco de dados foi analisado (total de 311 casos). Nessa amostra, verificou-se que 65,5% dos casos tiveram diagnóstico de TEA; as origens da maioria dos encaminhamentos eram um único neuropediatra e os pais. Apesar de detectarem alterações em idades precoces e buscarem ajuda, os pais, algumas vezes, receberam orientações de que o desenvolvimento da criança estava adequado para a idade.

Palavras-chave : Transtorno do Espectro Autista; trajetória dos pais; primeiros sintomas; tratamento; profissionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License